Ourinhos conta com mais de 200 profissionais na Educação Inclusiva da rede municipal

da reportagem 19/04/2022 - 17:18:36 Diversos

O município de Ourinhos tem se destacado na gestão inclusiva nas diversas áreas. Na Educação, conta com 200 profissionais que atuam nas escolas.

De mais de 10 mil alunos matriculados nas unidades escolares de educação infantil, fundamental I e II e EJA (Educação de Jovens e Adultos), estão cadastrados 90 autistas, 9 deficientes visuais, 3 deficientes auditivos, 51 deficientes intelectuais, 14 síndrome de down, 11 com deficiências múltiplas, 33 com deficiências físicas, 1 altas habilidades, além dos alunos que estão em processo de avaliação, que não constam no cadastro.

Continua depois da Publicidade

Os estudantes que apresentam a comprovação de dislexia, disgrafia, discalculia, TOD e TDAH também são acompanhados. De acordo com o secretário municipal de Educação, Wilson Moraes, também são atendidos os alunos que estão em processo de avaliação em outras instituições da região de Ourinhos e até do Estado de São Paulo, por exemplo, AJADAVI em Jacarezinho, AADF em São Paulo, Centrinho em Bauru, Rede Lucy Montoro em Marília, Unesp de Botucatu (Rubião Junior), entre outros.

A rede municipal conta com 19 psicopedagogos efetivos, contratados por meio de concurso implantado através de lei em 2001 pelo então deputado estadual, Claury Alves da Silva, pai do atual prefeito, Lucas Pocay, que autorizou o Poder Executivo a implantar assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.

Em breve, um novo concurso de psicopedagogo será aberto para a contratação de novos profissionais, visando cargos em vacância.
 

Publicidade

Parceiros