Em 5 anos, programa zerando a fila das cirurgias eletivas já realizou cerca de 2.500 procedimentos

da reportagem 25/04/2022 - 22:08:10 Diversos

Desde o final de 2021, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou o Programa Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas, após ação ter sido suspensa devido a pandemia do Coronavírus.

Com a situação pandêmica controlada no município desde o final do ano passado, foi retomada a realização do serviço, que tem beneficiado vários pacientes que aguardavam pelo procedimento cirúrgico.

Continua depois da Publicidade

Os procedimentos estão sendo realizados por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Santa Casa de Ourinhos, com investimentos provenientes de recursos próprios do município e de emendas parlamentares.

O balanço da Secretaria Municipal de Saúde revela que desde o início do programa no ano de 2017, já foram feitos cerca de 2.500 procedimentos cirúrgicos.

No último dia 31 de março, o secretário Municipal de Saúde, Donay Neto, esteve na Santa Casa de Ourinhos onde se reuniu com o chefe da equipe de anestesia do hospital, Dr. Marcelo Simões, e foi explicado como é desenvolvido o protocolo médico para a realização das cirurgias eletivas.

“O Dr. Marcelo Simões nos explicou que as cirurgias estão sendo realizadas normalmente, mas seguem o protocolo como avaliação de pacientes, atualização de exames médicos, necessidade de agenda com a equipe médica e compra dos insumos para cada procedimento. Além de todos esses trâmites, é bom frisar que a capacidade operacional da Santa Casa é limitada, por isso não conseguimos também atender uma demanda maior. Mas podemos garantir que as cirurgias eletivas sempre foram feitas e continuarão sendo feitas para a gente atender a necessidade da nossa população”, disse o secretário Donay Neto.

Publicidade

Parceiros