Equipe de Turismo recebe visita da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

da reportagem 09/08/2023 - 00:01:13 Diversos

Representando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Tiago Moreira, os assessores da pasta, Reinaldo Gaiquer e André Paladino receberam a visita do diretor administrativo da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) da Regional Campinas, Hélio Gazetta Filho, no dia 17 de julho.

O objetivo da visita foi conhecer o Complexo Histórico Ferroviário que engloba o Museu Ferroviário e o Centro de Convivência “Jornalista Benedicto da Silva Eloy”. Como a ABPF é uma entidade civil sem fins lucrativos de cunho histórico, cultural e educativo, Gazetta Filho também passou diretrizes e orientações sobre a implantação de futuros passeios de trem.

Continua depois da Publicidade

Inaugurado em setembro do ano passado, o Museu ocupa parte da antiga estação ferroviária e conta com aproximadamente 100 peças originais em seu acervo, incluindo mobiliários, um telégrafo usado para enviar mensagens entre estações, apito de aviso de saída de trem, dormentes, telefones, quepes, entre outros objetos que foram pertencentes a Estrada de Ferro Sorocabana. Além de duas Locomotivas Elétricas, conhecidas como Lobas, datadas de 1949.

Pela importância da ferrovia na história de Ourinhos, o Complexo Histórico Ferroviário tem atraído um número crescente de visitantes, principalmente por grupos escolares, tanto municipais, estaduais e particulares.

O Museu Ferroviário de Ourinhos e o Setor de Turismo ficam na Rua Henrique Tocalino, nº 15 e nº 269 e funcionam de segunda a sexta, das 08h às 17h, e aos sábados, das 08h às 12h. Mais informações e agendamento de visitas pelo Whatsapp (14) 99882-7765.

Publicidade

Parceiros