Representantes do Setor de Turismo da SEDETT participam de palestra sobre Geoparque

da reportagem 16/08/2023 - 18:59:41 Uti. Pública

Representando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Tiago Moreira, o assessor André Paladino e a servidora Minéia Cazari participaram a convite da Unesp, no dia 31 de julho, a palestra do professor Dr. José Alexandre Perinotto, do IGCE/Unesp - Rio Claro.

O tema abordado foi “Projeto Geoparque Mundial da UNESCO: estratégia de desenvolvimento sustentável”, sendo também apresentado o exemplo do Geoparque Corumbataí, cuja candidatura será avaliada pela agência especializada da ONU.

Continua depois da Publicidade

A palestra destacou a importância dos geoparques como indutores do desenvolvimento turístico de uma região, partindo da valorização do patrimônio geológico, associado a estratégica de desenvolvimento sustentável, com destaque a divulgação dos valores naturais, históricos e culturais de cada região. O foco é a necessidade de conservação do patrimônio, associado a melhora de vida da comunidade inserida no território, proporcionando a ressignificação do turismo.

No Brasil, há cinco Geoparques reconhecidos pela UNESCO e cerca de 30 propostas de Geoparques Nacionais. Conforme apresentação do palestrante Perinotto, Ourinhos e Região apresentam grande potencial para uma futura candidatura a Geoparque Mundial pelo projeto “Angra Doce”.

Ao final do evento, o professor Dr. Perinotto presenteou a Prefeitura de Ourinhos com o livro “Projeto Geoparque Corumbataí”. Participaram da palestra, autoridades do poder público, setores da sociedade, docentes e discentes da Unesp e demais interessados, de Ourinhos e Região.

Publicidade

Parceiros