Nesta Quarta-Feira acontece a super Lua

da reportagem 30/08/2023 - 17:33:48 Diversos

Aproveite a noite desta quarta-feira (30) para olhar para o céu, pois hoje vai ter superlua. Chamada de "Superlua Azul", o fenômeno estará visível com o início do anoitecer desta Quarta feira

Apesar do nome, superlua nada mais é que um fenômeno em que a Lua estará mais próxima da Terra. Por essa razão, ela pode parecer maior e ficar mais brilhante.

Continua depois da Publicidade

Em média, a distância entre a Terra e a Lua é entre 382 mil. Com a de hoje, nosso satélite natural estará a uma distância de 357.181 km da Terra.

Agosto foi um mês privilegiado. Logo no início, teve a Superlua do Esturjão. Ainda neste ano, deverá ter mais uma superlua, conhecida como "Superlua da Colheita", prevista para 29 de setembro.

Quer dizer que a Lua estará azul?

Não, o nome "Superlua Azul" não tem relação com a coloração e não é um nome originalmente científico.

O nome superlua, segundo o Observatório Nacional, foi dado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979. Na revista periódica americana Dell Horoscope, que não existe mais, ele escreveu que receberia o selo de superlua quando houvesse lua nova ou cheia no perigeu (ponto mais próximo da Terra na órbita de um corpo celeste) ou até 90% próxima desse ponto - não está claro este corte de proximidade que ele usou.

Já o azul vem da expressão em inglês "once in a blue moon", que significa algo como "raramente" ou "uma vez na vida, outra na morte". Como é raro ter duas superluas em um mês, o fenômeno acabou ganhando essa "coloração" no nome.

A próxima "Superlua Azul", segundo a Nasa, deve ocorrer apenas em 2037.

Publicidade

Parceiros