Passa de 2 mil o número de mortos após terremoto no Marrocos

da reportagem 10/09/2023 - 02:48:28 Mundo

Um terremoto de magnitude 6,8 (considerada forte e capaz de produzir grandes estragos) atingiu o Marrocos na noite desta sexta-feira (, por volta das 19h30 (no horário de Brasília). Até a última atualização desta reportagem, eram 2.012 mortos e mais de 2.059 feridos (pelo menos 1.404 em estado crítico), de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério do Interior marroquino.

O órgão afirma que o número de vítimas deve aumentar ao longo deste sábado (9), já que os trabalhos de resgate — dificultados por bloqueios e obstruções nas estradas — ainda estão em curso.

Continua depois da Publicidade

Segundo o Itamaraty, não há notícia de brasileiros entre os mortos e feridos.

O governo do país decretou luto nacional de três dias. Neste sábado (9), a Cruz Vermelha Internacional afirmou que o Marrocos poderá precisar de “meses e até anos” de ajuda para reconstruir as zonas afetadas.

O tremor produziu estragos tanto em aldeias da Cordilheira do Atlas (no noroeste da África), onde vivem 840 mil pessoas em condições vulneráveis a abalos sísmicos, como na cidade histórica de Marraquexe, no oeste do Marrocos (veja o mapa abaixo). As forças armadas do país e equipes de resgate foram deslocadas para as áreas mais afetadas.

O terremoto durou cerca de 15 segundos e aconteceu a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Há relatos de pessoas que também sentiram os tremores em países próximos, como Portugal, Espanha e Argélia.

Publicidade

Parceiros