Governador Tarcísio torna Dia da Consciência Negra feriado em todo o Estado de SP

da reportagem 14/09/2023 - 06:08:20 Brasil

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tornou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) feriado oficial em todo o Estado de São Paulo. Ele sancionou ontem, dia 12, um projeto de lei do deputado estadual Teonilio Barba (PT) e a medida vale já para este ano.

O Dia da Consciência Negra já é feriado em algumas localidades do estado, mas não fazia parte do calendário oficial paulista de feriados. A data é celebrada desde os anos 70, mas passou a ser feriado em algumas cidades brasileiras a partir de 2003.

Continua depois da Publicidade

Segundo o Palácio dos Bandeirantes “a efeméride tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africanas no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas”.

A data é considerada um marco das pautas idenitárias do Brasil. O dia é celebrado como a data de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, representante da “resistência e da luta contra a opressão da escravidão”, ainda segundo o governo Tarcísio.

(Fonte: Metrópolis)

Publicidade

Parceiros