A Nova ETA de Ourinhos completa no dia 22 de setembro seis meses de funcionamento

da reportagem 20/09/2023 - 20:06:12 Cidade

Construída em tempo recorde, entre outubro de 2022 e março de 2023, a moderna estação chega após 60 anos da inauguração da primeira ETA de Ourinhos.

O empreendimento é mais uma ação da Prefeitura de Ourinhos e da SAE para aprimorar o abastecimento de água no município.

Continua depois da Publicidade

A Nova ETA vai garantir o abastecimento de água em Ourinhos enquanto possibilita a recuperação da antiga ETA, que foi construída na década de 1960 e, desde então, não passou por reformas estruturais.

As duas estações funcionando em conjunto são capazes de produzir água para uma Ourinhos de até 200 mil habitantes.

Formada por módulos de aço inox, a nova ETA possui tecnologia de ponta que alia automação, qualidade e praticidade. Capaz de produzir 17 milhões de litros de água por dia, com baixo custo energético, a estação tem como característica a capacidade de tratar elevados níveis de turbidez de água.

O seu processo de purificação da água é composto por sistemas preliminares, coagulação, floculação mecanizada, decantação, filtração e desinfecção.

Sua eficiência também se destaca no reaproveitamento da água de retrolavagem e no tratamento automático de lodo residual, sendo a primeira no Estado de São Paulo.

Publicidade

Parceiros