OUTUBRO ROSA: Câncer de mama: o que as mulheres 50+ precisam saber?

da reportagem 10/10/2023 - 10:06:56 Uti. Pública

Mastologista explica por que o número de casos é maior a partir dessa idade

Apesar de atingir mulheres mais jovens, a incidência do câncer de mama é maior a partir dos 50 anos. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fato se deve ao acúmulo de exposições ao longo da vida e às próprias alterações biológicas que aumentam com o envelhecimento.

Continua depois da Publicidade

De acordo com Silvia Mendes, mastologista da Hapvida NotreDame Intermédica, existem vários fatores de risco para uma mulher desenvolver esse tipo de câncer e um dos mais significativos é a idade. “Isso ocorre pelas mudanças hormonais que a mulher sofre nessa fase da vida e que é agravada por outros fatores externos como obesidade, sedentarismo, etilismo, cigarro e o uso de terapia de reposição hormonal durante vários anos”, explica.

Assim como as mulheres que já passaram dos 50 anos, as que não tiveram filhos ou ficaram grávidas após os 30 anos e as com histórico familiar de câncer de mama, principalmente na mãe, irmã ou avó, também têm maior risco. “Apesar de ser predominante no sexo feminino, os homens também podem ter câncer de mama, mas apenas 1% deles desenvolverão a doença.”

CUIDADOS

A médica explica que os cuidados indicados às mulheres para prevenir o câncer de mama nessa faixa etária são basicamente os mesmos para prevenir outras doenças: evitar a ingestão de açúcar e praticar esportes ou alguma atividade física regularmente. “Outra recomendação é não fazer tratamentos hormonais para menopausa durante mais de cinco anos seguidos sem acompanhamento médico. A mulher deve passar pela avaliação clínica com ginecologista ou mastologista e fazer exames periódicos de rotina, como a mamografia anual e o ultrassom das mamas, independentemente de ter sintomas mamários ou não”, indica.

Publicidade

Parceiros