Furto de pets aumenta e tutores devem ficar atentos

da reportagem 07/11/2023 - 00:36:27 Brasil

Deixou de ser algo incomum ver na TV e nas redes sociais histórias de tutores que tiveram animais de estimação roubados, seja durante um passeio ou mesmo dentro das próprias casas. Nesse ano, segundo Hello Safty, já são mais de 8 mil casis registrados.

A venda irrestrita desses bichos faz com que muitos pets, principalmente de raças pequenas e valiosas como Shih-Tzu, Maltês e Yorkshire Terrier sejam muito visadas entre os ladrões.

Continua depois da Publicidade

Alguns ladrões usam os pets para conseguir dinheiro como forma de resgate, oferecido por muitos tutores que ficam desesperados para ter o animal de estimação de volta. Os ladrões também usam os peludos – especialmente fêmeas – para reprodução, a fim de vender os filhotes.

Algo muito importante, não somente para proteger o pet de furtos, mas também para ajudar na identificação caso o animal se perca, é ter uma coleira com as credenciais do animal, mas uma medida que vem tomando conta do mercado é a microchipagem, onde o dono pode facilmente localizar o pet.

Na região, a prefeitura de Quatá tem uma campanha de microchipagem de animais da cidade, em um programa especial que prevê até Outubro Rosa e Novembro Azul para os pets.

O tutor sempre deve ter fotos do pet de todos ângulos possível, para ajudar na identificação, se necessário. Além das fotos do pet sozinho, ter selfies com o animal para provar que é o verdadeiro dono também serão importantes.

No mais, são os cuidados básicos. Mantenha o portão sempre trancado e o cão sempre em locais visíveis, não deixe o pet esquecido do lado de fora sem nenhum tipo de vigilância.

Se for possível, evite caminhar sem companhia, além de ser mais descontraído ir com mais alguém para os passeios – para o tutor e para os cães – será mais seguro. Mantenha a atenção no caminho o tempo todo. E nunca esquecer de vacinas, banho, tosa, além é claro de boa alimentação e muito carinho.

Publicidade

Parceiros