Prefeitura de Ourinhos se destaca com políticas inovadoras para a inclusão de pessoas com deficiência

da reportagem 14/11/2023 - 23:16:56 Esportes

A cidade de Ourinhos vem se destacando sob a administração do prefeito Lucas Pocay, especialmente na área de inclusão para pessoas com deficiência. Com a criação da Secretaria Municipal de Inclusão, a gestão de Pocay marca um capítulo histórico de comprometimento e inovação.

No campo da educação inclusiva, a administração de Pocay implementou medidas significativas, incluindo a contratação de professores especializados e a introdução de ferramentas digitais adaptadas, beneficiando alunos com autismo, dislexia e TDHA. No esporte, Ourinhos avançou com mais de 10 modalidades inclusivas, contribuindo enormemente para a qualidade de vida dos atletas com deficiência.

Continua depois da Publicidade

Ourinhos se orgulha de sediar eventos importantes como o Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado e a Copa do Brasil de Futebol de Amputados, reforçando seu compromisso com a inclusão esportiva. Além disso, a cidade inovou com a primeira Academia Adaptada, um Playground Adaptado para crianças, e a aquisição de veículos adaptados, além dos mais de 50km criados de ciclovias e pistas de caminhada, estabelecendo novos padrões em acessibilidade e infraestrutura.

A Central de Atendimento em Libras, em colaboração com a Associação dos Surdos de Ourinhos, é uma iniciativa louvável. Projetos como Blitz da Inclusão, Sentindo na Pele, Roda Inclusiva e Kart para Todos exemplificam a diversidade das ações inclusivas. A administração também fortaleceu seu apoio à APAE e aos Deficientes Físicos, promovendo atividades culturais inclusivas.

A gestão de Lucas Pocay em Ourinhos é um exemplo vibrante de como políticas públicas focadas podem gerar um impacto profundo e positivo na vida de pessoas com deficiência. Ourinhos não só se estabelece como uma referência na área de inclusão mas também inspira outras cidades a seguir um caminho similar, garantindo uma sociedade mais justa e de oportunidades.

Publicidade

Parceiros