Museus ourinhenses recebem visita de alunos de Piraju

da reportagem 14/11/2023 - 22:26:17 Região

Atraindo cada vez mais visitantes, os Museus Histórico Pedagógico e o Ferroviário de Ourinhos receberam a visita de alunos da Escola Estadual Coronel Nhonhô, de Piraju, no dia 20 de outubro. A visita fez parte de atividades coordenadas pela professora da unidade, Maria Estela, que trouxe seus alunos para conhecer um pouco da história da cidade vizinha e da região.

Os alunos foram recebidos pela equipe de Turismo de Ourinhos e realizaram uma visita guiada pelos dois museus. No Museu Pedagógico, eles aprenderam sobre a história política, geográfica, e social de Ourinhos. No Museu Ferroviário, eles conheceram a importância da ferrovia para o desenvolvimento da cidade. Ao final, os alunos registraram fotos da locomotiva minissaia, que está em exposição na parte externa do Museu Ferroviário.

Continua depois da Publicidade

A professora Maria Estela agradeceu a calorosa recepção que os alunos receberam. “Agradecemos a recepção na visitas aos Museus, aprendemos muito sobre a história de Ourinhos e a importância da ferrovia. Também agradeço ao secretário Tiago pelo acolhimento e pelo conhecimento que tivemos aqui, foi uma aula de história”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Tiago Moreira, destacou a importância da visita de alunos de outras cidades. “É muito positiva essa integração entre as cidades da região, onde há troca de conhecimentos e experiências. O Museu Pedagógico possui um acervo rico e diversificado, que permite aos visitantes conhecer a história de Ourinhos desde a sua fundação. O Museu Ferroviário também é um importante espaço de preservação da memória da cidade, já que a ferrovia teve um papel fundamental no seu desenvolvimento. A visita da turma de Piraju é um exemplo de como os museus podem ser uma ferramenta importante para a educação e a cultura”, destaca.

Os museus estão abertos de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. Escolas de Ourinhos e região interessadas em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (14) 99882-7765.

Publicidade

Parceiros