Ourinhos está entre os principais Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro

da reportagem 22/12/2023 - 23:53:09 Esportes

A cidade de Ourinhos é destaque nacional ao ser reconhecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos poucos Centros de Referência Paralímpica do país. No Estado São Paulo, apenas Ribeirão Preto e Itu integram a lista de municípios paulistas.

O Centro de Referência Paralímpico em Ourinhos desenvolve suas atividades no Ginásio do Monstrinho e no Centro de Treinamento localizado no recinto da FAPI. São disponibilizadas as modalidades de Atletismo, Natação, Parabadminton, Tênis de Mesa e Vôlei Sentado. As atividades serão realizadas.

Continua depois da Publicidade

Ser um Centro Referência Paralímpico ratifica o compromisso de Ourinhos com a promoção da inclusão e da acessibilidade para pessoas com deficiência. Isso envolve adaptação de estruturas, criação de programas e ações para atender as necessidades específicas, incentivando a prática esportiva em todos os níveis e ainda revelando atletas para o Brasil.

O trabalho voltado a atividades esportivas as pessoas com deficiência iniciou em 2017 na gestão do prefeito Lucas Pocay e do secretário de Esportes Danilo Ferreira com o lançamento do Programa Esporte Inclusivo, que disponibiliza 12 modalidades gratuitas, as quais são praticadas hoje por cerca de 100 alunos.

Entre as modalidades oferecidas para pessoas com deficiência estão atletismo, capoeira inclusiva, ciclismo, jiu-jítsu, tênis de mesa, tênis em cadeira, futevôlei de amputados, vôlei sentado, damas inclusivo, futebol de amputados, natação, WCMX e parabadminton.

O município, recentemente, foi sede da Copa do Brasil de Futebol de Amputados, das finais do Campeonato Paulista, onde se sagrou campeão; e do Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado. Além disso, atletas estão se destacando em competições nacionais.

Todo esse cenário de investimentos e criação de projetos levaram o Comitê Paralímpico Brasileiro a assinar o acordo de cooperação com a Secretaria Municipal de Esportes para a instalação de Centro em Ourinhos visando o fomento e o desenvolvimento das modalidades paralímpicas desde a base até o esporte de alto rendimento.

Publicidade

Parceiros