Governador Zema defende prioridade a projeto que prevê o fim do benefício a presos

da reportagem 18/01/2024 - 13:18:25 Brasil

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decidiu ampliar a participação no debate nacional sobre o fim da saída temporária concedida a detentos em regime semiaberto e declarou que tem mantido conversa com parlamentares para pedir prioridade à votação do Projeto de Lei (PL) 2.253/2022, que está em tramitação no Senado e prevê a extinção do benefício.

“Sempre tenho contato com deputados federais, uma parte expressiva deles, e com senadores, e nesses contatos tenho pedido aos mesmos prioridade com relação a esse projeto que julgo tão importante”, afirmou o governador.

Continua depois da Publicidade

O posicionamento mais incisivo do governador em relação ao tema ocorre após a morte do sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Roger Dias, 29, assassinado em Belo Horizonte, no último dia 5 de janeiro, depois de abordar um detento que não retornou à prisão após cumprir a saída temporária de Natal.

“Eu sou totalmente contrário a esse tipo de benefício a detentos, popularmente chamada de saidinha, principalmente quando há um posicionamento contrário do Ministério Público, que foi o que aconteceu nesse caso. Era um elemento que já tinha uma série de passagens, uma série de delitos, e que com toda certeza oferecia uma série de riscos para a sociedade”, ressaltou Zema.

Governadores de direita também são contra 'saidinha'

As declarações de Romeu Zema contra a saída temporária engrossam o coro de governadores da direita, que têm se posicionado em favor da aprovação do projeto que muda a Lei de Execução Penal para extinguir o benefício.

Além do mineiro, os chefes dos Executivos de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), se articulam politicamente para levar a tramitação do PL adiante no Senado. Em entrevista publicada pelo “Estadão”, anteontem, Caiado atacou a lei atual e disse que a saidinha é uma “aberração”.

Fonte: O Tempo

Publicidade

Parceiros