ACE Ourinhos destaca que paralisação das atividades da RUMO no município impacta desenvolvimento econômico da cidade e preocupa

ACE Ourinhos 03/02/2024 - 00:57:56 Cidade

Sem nenhum aviso prévio, há poucos dias a RUMO Logística paralisou o transporte de cargas no ramal Ourinhos - Londrina, deixando um cenário de grande incerteza e prejuízo.

A justificativa oficial da empresa foi a ausência de demanda, o que aparentemente não condiz com a realidade, já que a base ferroviária de Ourinhos é formada pelos terminais: Distribuidora de Combustíveis Ipiranga (carga/descarga), Distribuidora Combustíveis Raízen (carga/descarga), Indústria de Adubos Heringer, Indústria de Adubos Fertipar e Ourigrãos.

Continua depois da Publicidade

O trecho ferroviário de 217 km era utilizado há aproximadamente 100 anos na distribuição de produtos entre o Estado de São Paulo e o norte do Paraná.

Para o presidente da ACE Ourinhos, Robson Martuchi, a paralisação impacta negativamente o desenvolvimento econômico do município. “Sempre quando há uma descontinuidade de uma atividade econômica, todos os envolvidos acabam perdendo e nesse caso específico, a arrecadação por meio de impostos e verbas de fomento vai atingir todos de forma direta. De imediato, nós já temos os empregos perdidos, os trabalhadores transferidos e, junto com eles, suas famílias”, disse.

A ACE recebeu do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocaba cópia das representações apresentadas ao MPF, à ANTT, ao DNIT, ao INFRA S/A e ao Ministério dos Transportes.

O presidente do Sindicato, José Claudinei Messias, foi recepcionado pelo presidente Robson Martuchi, pelo presidente do Conselho, Diogenes Correa Leite e pelo diretor Fred Correa Leite. Messias explicou que está solicitando instauração de inquérito para apuração dos fatos e reativação do transporte ferroviário em Ourinhos.

Robson Martuchi destaca que o momento é união e movimentação. “As entidades de classe e poder público precisam se unir e gerar um grande movimento para o retorno das atividades ferroviárias em Ourinhos. A paralisação vai na contração do que vemos nos países desenvolvidos, onde o transporte ferroviário é essencial para a economia. Precisamos batalhar para a modernização da nossa malha ferroviária, pois demanda existe e Ourinhos está estrategicamente posicionada como um corredor de acesso entre vários Estados”.

Publicidade

Parceiros