Cidade Limpa: A Luta Contra as Galhadas Irregulares

da reportagem 29/02/2024 - 12:55:40 Cidade

Em meio aos esforços contínuos para manter a cidade limpa e agradável, a Prefeitura de Ourinhos tem intensificado suas ações de recolhimento de resíduos, pintura de guias e sarjetas, e limpeza geral das vias públicas. No entanto, um problema persistente ameaça minar esses esforços: o descarte irregular de galhadas resultantes de podas não autorizadas.

A prática de podar árvores e arbustos sem a devida autorização e, pior, deixar os resíduos em calçadas e ruas, não só compromete a estética urbana como também representa um risco à segurança e à saúde pública. Esses materiais podem obstruir vias, dificultar o trânsito de pedestres, acumular água e se tornar foco para a proliferação de pragas urbanas.

Continua depois da Publicidade

A Prefeitura de Ourinhos faz um apelo à população para que colabore com as iniciativas de limpeza e embelezamento da cidade, evitando podas não autorizadas e, especialmente, o descarte inadequado das galhadas. É fundamental que a comunidade entenda seu papel crucial nesta questão, reconhecendo que a limpeza urbana é uma responsabilidade compartilhada entre o governo e os cidadãos.

Para aqueles que necessitam realizar a poda de árvores, a Prefeitura orienta a solicitar a autorização prévia através dos canais oficiais e da Secretaria de Meio Ambiente. Este procedimento não apenas garante que a poda seja realizada de maneira adequada, considerando a saúde da vegetação e a segurança da população, mas também possibilita o agendamento do recolhimento dos resíduos pela equipe de limpeza urbana, evitando assim o acúmulo de material nas vias públicas.

O descarte irregular de resíduos vegetais é passível de multas e outras sanções legais. A Prefeitura conta com a colaboração de todos para denunciar atitudes irresponsáveis que prejudiquem a limpeza e a harmonia da cidade. Através do esforço conjunto, é possível manter nossa cidade limpa, segura e acolhedora para todos os seus habitantes e visitantes.

Ao respeitar as normas de poda e descarte, cada cidadão contribui para a beleza e a sustentabilidade do ambiente urbano. A Prefeitura agradece o apoio da população nesse compromisso contínuo com a limpeza e o bem-estar coletivos, reforçando seu compromisso em manter a cidade limpa e agradável para todos.

Publicidade

Parceiros