Prefeitura de Ourinhos Implementa Estratégias Rigorosas no Combate à Dengue

da reportagem 07/03/2024 - 14:04:06 Cidade

Diante do alarmante aumento de casos de dengue no Estado de São Paulo, que já contabiliza mais de 150 mil ocorrências e 38 óbitos em 2024, a Prefeitura de Ourinhos adota medidas rigorosas para enfrentar essa que é uma das maiores preocupações de saúde pública do momento. A cidade, que se mantém vigilante em meio a um cenário epidêmico, intensifica as ações de prevenção e controle do Aedes aegypti, vetor da doença.

Em uma resposta imediata à situação, a Prefeitura tem organizado mutirões de limpeza por toda a cidade, mirando a eliminação dos criadouros do mosquito. As equipes da Secretaria de Saúde estão mobilizadas em uma operação de larga escala, removendo entulho e lixo que podem acumular água parada, foco de proliferação do inseto.

Continua depois da Publicidade

Além da limpeza urbana, a Prefeitura está reforçando suas equipes de saúde com profissionais capacitados para a realização de visitas domiciliares, orientando os moradores sobre as medidas de prevenção. A conscientização da população é vista como um pilar fundamental no combate à dengue, destacando a importância de cada cidadão na luta contra o mosquito.

Nas áreas com registros confirmados de dengue, a nebulização é intensificada como uma medida de controle adulticida. Este método consiste na aplicação de inseticida em forma de névoa, visando atingir e eliminar os mosquitos adultos.

O decreto estadual de emergência em saúde pública, anunciado na última terça-feira, permite à Prefeitura de Ourinhos agilizar processos para aquisição de insumos e contratação de serviços necessários para o controle efetivo da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, essa estratégia emergencial visa a combater não só a proliferação dos mosquitos, mas também a gerenciar os casos já confirmados e em investigação.

A Prefeitura alerta para a gravidade dos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. É fundamental que a população esteja atenta aos sinais de alarme, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos e sangramentos, procurando imediatamente as unidades de saúde.

Ourinhos se destaca pela resposta proativa, e a Prefeitura reitera seu compromisso com a saúde de todos os cidadãos, convocando a comunidade a unir forças nessa campanha de prevenção e combate à dengue.

Publicidade

Parceiros