Prefeito Lucas Pocay Anuncia Medidas de Emergência para Combater a Estiagem em Ourinhos

da reportagem 28/03/2024 - 03:28:05 Noticias

Diante da severa estiagem que assola Ourinhos desde novembro de 2023, o prefeito Lucas Pocay tomou a decisão estratégica de decretar estado de emergência no município, destacando a gravidade da situação que já resultou em perdas substanciais nas lavouras de amendoim, milho e soja. A decisão, fundamentada em dados técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), revela uma quebra de mais de 40% na produção agrícola, uma situação que ameaça a economia local e a subsistência dos produtores rurais.

Este decreto não é apenas uma resposta à crise atual, mas um reconhecimento da necessidade de preparação e adaptação às condições climáticas extremas que se tornam cada vez mais frequentes.

Continua depois da Publicidade

Pocay demonstra compreensão das implicações a longo prazo das mudanças climáticas para a região e toma a frente com medidas que visam tanto o alívio imediato quanto o fortalecimento da resiliência agrícola e econômica do município.

Com a autorização para a mobilização de recursos e a adoção de legislação pertinente, a prefeitura pode agora intervir diretamente para auxiliar aqueles mais afetados. Isso inclui desde o suporte financeiro emergencial para os agricultores até investimentos em tecnologias de irrigação que possam mitigar o impacto de futuras secas.

O prefeito Lucas Pocay, em sua gestão, reflete uma liderança que preza pela antecipação a desastres e pela gestão eficaz de crises. Além disso, a prefeitura pretende atuar em conjunto com outras esferas do governo para garantir uma resposta abrangente que envolva não só a reestruturação da capacidade produtiva agrícola local mas também a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

Essa ação coordenada tem como objetivo final assegurar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos de Ourinhos. A situação de emergência tem validade de 180 dias e simboliza uma gestão pública consciente e ajustada às demandas contemporâneas de governança ambiental. O prefeito Lucas Pocay, sempre atento aos obstáculos presentes, se posiciona no caminho da recuperação e demonstrando que a prevenção e a pronta resposta são os pilares para uma cidade que enfrenta os desafios, mas se mantém resiliente e pronta para o futuro.

Publicidade

Parceiros