3.165 CONTRIBUINTES CAÍRAM NA MALHA FINA NO ANO PASSADO

da reportagem 04/01/2013 - 21:54:39 Região

Ainda há prazo para contribuintes retificarem declarações do Imposto de Renda. Ficam retidos documentos com divergências de dados

Segundo o auditor da Receita Federal, Sérgio Canevari, 3.165 contribuintes caíram na malha fina na região de Marília em 2012. Ele ressalta que ainda há prazo para regularizar pendências com a Receita Federal retificando informações das declarações do Imposto de Renda.

O auditor explica que a malha fina revê a checagem eletrônica das informações prestadas pelos contribuintes. “Ao fazer isso, a Receita confronta as informações contidas nas declarações com aquelas armazenadas nos computadores, que são os dados recebidos de fontes pagadoras, de clínicas médicas, de imobiliárias etc. Quando esses dados não coincidem, a declaração fica retida”, esclarece.

Segundo Canevari, costumam ficar retidas declarações com divergências de dados. “A mais comum é a omissão de rendimentos, ou seja, o contribuinte deixa de declarar alguma fonte de renda, como um segundo emprego, aluguel, aposentadoria etc”, comenta.

Se o problema for resolvido com a retificação, o contribuinte que tiver restituição deverá recebê-la nos lotes residuais, pagos a partir deste mês. “Quem checou a declaração e viu que realmente passou todas as informações corretas deve agendar uma visita no site da Receita Federal para levar os documentos que comprovem o erro por parte do órgão”, esclarece.
Segundo ele, quando a situação não é regularizada, a multa é de 75% do imposto devido mais a Selic (em 7,25% ao ano). Caso o contribuinte não seja autuado, mas deva impostos para o órgão, paga 0,33% de multa ao dia (limitado a 20%) de abril - prazo para declaração do IR - até o dia que retiticar.

Parceiros