SEBRAE SELECIONA EMPRESÁRIA DE CERQUEIRA CÉSAR PARA PREMIAÇÃO

DANIELE GONÇALVES LEÃO 20/02/2013 - 20:09:21 Região

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012 reconhece as histórias de vida de mulheres que transformaram sonhos em realidade empreendedora
Fevereiro/2013 - Empreender pela satisfação de realizar os próprios sonhos, estabelecendo uma trajetória de vida empresarial que seja pontuada pela perseverança, ousadia e sensibilidade - algumas atribuições encontradas nas mulheres empreendedoras. Contemplar e reconhecer o esforço dessas mulheres é o objetivo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012.
No dia 28 de fevereiro, às 14 horas, acontece a final estadual do 9º Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Nesta edição, 1180 empresárias do Estado de São Paulo compartilharam suas histórias de empreendedorismo, sucesso e superação. Agora, 18 delas seguem na disputa em três categorias: Pequenos negócios, Negócios coletivos e Empreendedora individual.
A empresária Valéria Regiane Lovison Gerônimo, de Cerqueira César, proprietária do laboratório de análises clínicas ImLab, está na final da premiação, etapa estadual, categoria Pequenos Negócios. "Na época da faculdade, trabalhei em uma empresa de confecções de Bauru, onde tive contato com as condutas de gestão da qualidade total que me deram bagagem para a minha formação empresarial", conta.
Em sua história de vida, Valéria comenta que, ao voltar para a sua cidade, vislumbrou uma chance de empreender e, há 12 anos, abriu o laboratório. "Nesta época, só existiam dois estabelecimentos deste tipo na cidade. Penso que a minha empresa contribuiu para melhorar o serviço prestado à população de Cerqueira César e o marketing das empresas concorrentes", relata.
Com dez funcionários, a empreendedora aponta que as orientações e consultorias do Sebrae contribuíram para a elaboração de um planejamento de negócios adequado para o seu ramo. "Acredito que o Empretec, que fiz em 2007, foi o meu ponto de virada na trajetória empresarial. Durante o seminário, tive um embasamento mais aprofundado sobre a qualidade total, além de ajudar no meu desenvolvimento pessoal", acrescenta Valéria, que já foi finalista do Prêmio MPE do Sebrae em 2011.
“O prêmio tem importância muito grande, pois pode estimular e acelerar o processo de promover a igualdade no mercado de trabalho”, afirma Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP. “Queremos que essas mulheres sirvam de exemplo para que outras aceitem o desafio de se tornarem empreendedoras e promovam maior igualdade no País”, completa.

A pesquisa “Cenários 2020” do Sebrae-SP revela o crescimento constante da participação da mulher no empreendedorismo e no mercado de trabalho: 45% da população economicamente ativa do Estado é composta por mulheres, subindo para 49% em 2020; 39% dos negócios por conta própria são comandados tem comando feminino, chegando a 47% em 2020; e nas 32% dos empregadores são mulheres, com a tendência de alcançar 42% em 2020.
De acordo com estudo realizado pelo Sebrae-SP a partir de dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no estado de São Paulo existem 1.434.316 mulheres em ocupações empreendoras. Tais mulheres são donas de empreendimentos com empregados ou trabalham por conta própria.

A partir do estudo dos dados do Censo IBGE o Sebrae-SP identificou que, na comparação de 2000 com 2010 a participação das mulheres no total de empreendedores do estado de São Paulo cresceu de 28% para 35%. No período, o número de mulheres empreendedoras registrou crescimento de 44%. O total de empreendedoras passou de 993.269 para 1.434.316. Portanto, surgiram 441.047 mulheres empreendedoras, que permanecem atuando no mercado.

Uma das implicações do aumento do número de mulheres empreendedoras é o aumento da inclusão social e redução da desigualdade de renda na economia. De acordo com o Sebrae-SP, o rendimento médio mensal das mulheres empreendedoras paulistas é de R$ 1.847,37 (dados para 2010), ante R$ 1.280,79 para a média das mulheres ocupadas no estado de São Paulo, no mesmo período, um expressiva diferença de 44% no rendimento médio, a favor das mulheres empreendedoras.

O prêmio
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma parceria do Sebrae com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Em sua nona edição, o prêmio reconhece os melhores relatos de vida de mulheres de negócios, que transformaram seus sonhos em realidade empreendedora. O objetivo é evidenciar o espírito empreendedor da mulher em três categorias, entre elas Pequenos Negócios, Negócios Coletivos e Empreendedora Individual.
Para a etapa estadual, 1180 mulheres empreendedoras se inscreveram, superando e muito o número de 2011, de 527.

As vencedoras estaduais em cada categoria recebem troféu, certificado, selo de premiação e curso de gestão, além de irem a Brasília para disputarem no dia 7 de março a final nacional, concorrendo a uma viagem internacional para um centro de empreendedorismo. O destino é definido após a vencedora ser conhecida, pois ele deve ter afinidade com a área de atuação da empresária.

A etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios será realizada no dia 28 de fevereiro, a partir das 14h, no auditório do Sebrae-SP (rua Vergueiro, 1117, 6º andar). Mais detalhes pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.

Máquina da Notícia a serviço do Sebrae-SP
Siga o Sebrae-SP no Facebook
Siga o Sebrae-SP no Twitter
Atendimento ao cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)

Parceiros