DIA DA MULHER DICAS PARA ELEVAR O FATURAMENTO DAS LOJAS

DANIELE GONÇALVES LEÃO 06/03/2013 - 14:11:10 Região

Por: Wilson Nishimura, Gerente Regional do Sebrae Ourinhos

Dia Internacional da Mulher

consumo/ empreendedorismo/ varejo

É sabido que homens e mulheres têm reações diferentes quando estimulados ao consumo. E que os gastos femininos no comércio são o sonho de todo comerciante, principalmente em datas especiais. Existe um pensamento equivocado que o público feminino só compra itens de valor baixo. Elas são relevantes consumidoras de carros, produtos de luxo, imóveis e artigos eletrônicos. É preciso estar atento a estes aspectos.
Pensando nisso, oferecemos o gerente regional do Sebrae Ourinhos, para ensinar e dar dicas de como os lojistas podem incrementar seu faturamento na semana da Mulher sendo consultores pessoais desse seleto público.
Detalhes como oferecimento de taça champagne e happy hour em salão de beleza, dicas de arrumação e disposição de produtos na loja (vale também para lojas virtuais) são orientações valiosas para os varejistas e que podem fazer toda a diferença.
Empreendedorismo não faz distinção de sexo para definir política de salários. Mulheres e homens empreendedores disputam em condição de igualdade. O que define a política dos seus rendimentos é sua agressividade mercadológica e sua capacidade de inovar.
Dados
41% das mulheres vão embora do ponto de venda e não retornam por conta de mau atendimento;
23% não compram e ainda falam mal do estabelecimento quando mal atendidas
(fonte: pesquisa Sophia Mind)
Segue a lista com algumas dicas:
- Pense no conforto. Detalhes como ar-condicionado, manobrista e entrega a domicilio, por exemplo, são vistos com bons olhos e agradam as mulheres.
- Atenção redobrada na qualidade do atendimento. Crie um "cliente misterioso", alguém de sua confiança que vai comprar e depois relatar tudo o que aconteceu. É uma ferramenta de controle eficaz e barata. Com ela, você verifica, por exemplo, o conhecimento das vendedoras, a agilidade e a simpatia no atendimento.
- Fique de olho nos produtos que oferece. Não adianta oferecer itens baratos e sem qualidade. A consumidora está cada vez mais exigente quanto ao preço e à qualidade.
- Música alta, bagunça e propaganda enganosa são alguns itens que não agradam a consumidora. Elimine esses obstáculos. Planejamento e organização são fundamentais para um ambiente agradável.
- Atualmente os presentes estão mais simples, são lembrancinhas. Valorize o produto. Capriche na embalagem. Dessa forma cliente e presenteado são seduzidos.
- A quantidade de coisas que as mulheres adquirem está relacionada ao prazer que sentem no ato da compra. Conforto e bom atendimento são decisivos nessa hora.
- Esteja presente na vida da sua cliente. Invista em mala direta ou telefone e ofereça na loja um café ou uma taça de espumante. Essa pode ser a oportunidade para que ela faça compras personalizadas e sem tumulto. O objetivo é fazer a cliente se sentir valorizada.
- Quer compre ou não, a cliente que entra na loja deve ser tratada como uma visita importante que chega à sua casa.

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