IV ENCONTRO PELO “DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES” FOI REALIZADO NESTA QUARTA-FEIRA NO TEATRO

Prefeitura M. de Ourinhos 15/05/2013 - 18:47:01 Diversos

Nesta quarta-feira, 15, foi realizado no Teatro Municipal Miguel Cury, o IV Encontro de Sensibilização em razão do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, cuja data é celebrada no dia 18.
A secretária de assistência social Maria Aparecida Finotti de Oliveira (Cidinha), representando a prefeita Belkis Fernandes, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre o tema do encontro. “Essa data foi criada em virtude de um crime que aconteceu contra uma garota de 8 anos. Desta forma, foi criada a Lei federal nº 9.970 em 18/05/2000 com objetivo de mobilizar a sociedade brasileira à proteger nossas crianças e adolescentes. Essa sensibilização necessita de ações correspondentes de enfrentamento a deste fenômeno perverso que tantos prejuízos traz à nossa sociedade. Sobretudo é preciso unir as políticas públicas de saúde, educação, poderes executivo e legislativo a outras ações, porque de forma direta ou indireta, estamos relacionados com as ações de atendimento e enfrentamento do problema, sendo importantíssimo o nosso papel. É a indignação que nos move a buscar alternativas e a música ‘Sementes do Amanh㒠de Gonzaguinha me vem a mente, porque realmente nós podemos tudo, nós podemos mais, então vamos lá fazer o que será!”, destacou.
Representando a Câmara Municipal o vereador Alexandre Florêncio (enfermeiro) cumprimentou todas as assistentes sociais pelo dia do profissional comemorado neste dia 15 e falou sobre a importância do encontro. “Que este seja um dia de reflexão e que as crianças consigam absorver a mensagem e importância desta peça teatral que será exibida hoje. Este é um tema que devemos dar muita atenção”, frisou.
O secretário de saúde André Mello destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais. “Temos a missão de proporcionar à população que atendemos aquilo que realmente precisam. Quanto ao tema do encontro, digo que na saúde temos reflexo da violência sexual e acima de tudo, não apenas em relação aos adultos, mas principalmente ao abuso infantil. Temos que buscar a orientação, a prevenção e a discussão sobre esse assunto e minimizar os efeitos negativos dessas condutas e repreender ações como essas”, alertou.
A secretária de educação Maria Tereza Paschoal de Moraes fez questão de ressaltar o papel dos educadores nesse processo de discussão e orientação quanto ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil e elogiou o grupo Soarte pela apresentação da peça “Vim Ver Maria”, que segundo ela muitas vezes dá um resultado inesperado, porém necessário. “Essa peça toca as crianças que passam por isso e acabam contando para a pessoa que está mais próxima, que muitas vezes é o professor. Nesse momento a criança procura se libertar do que está acontecendo com ela, por isso o papel do professor é fundamental”, finalizou.
O encontro foi organizado pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ourinhos (SMAS), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS/Serviço de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Apresentação Teatral “Vim Ver Maria”

Após a solenidade oficial de abertura do encontro, as crianças da Rede Municipal de Ensino que estavam presentes, puderam assistir a apresentação da peça teatral “Vim Ver Maria”, do grupo Soarte, que passou a mensagem de que esse tipo de abuso contra crianças e adolescentes pode acontecer com qualquer um.
O enredo da peça conta a história de duas crianças, o Pedrinho e a Maria, esta que quando a mãe sai para trabalhar fica sozinha em casa com um tio que a convida para algumas “brincadeiras” estranhas, como beijá-la na boca, dizer que ela é sua “namorada”, além de acariciar seu corpo. O irmão de Maria a vê conversando com a boneca e percebe que há algo de errado, quando então Pedrinho conta o que ouviu à sua mãe que não acredita, mas por fim, quando Pedrinho percebe a mudança de comportamento de Maria e a pega chorando, conta tudo para seu pai.
A peça foi novamente apresentada à tarde aos alunos da Rede Municipal.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Este encontro tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de prevenção e possibilitar o melhor encaminhamento aos casos identificados no município e municípios parceiros que são atendidos no CREAS, a partir de reflexões e fortalecimento das articulações com a rede de atendimento, assim como com a população de forma geral.

CREAS de Ourinhos

O CREAS de Ourinhos desde sua implantação em 2006 já atendeu mais de 300 casos de Violência sexual vivenciada por crianças e adolescentes identificados pela rede. É possível observar o aumento de encaminhamentos a cada processo de sensibilização e capacitação sobre o tema, realizados com a rede de atendimento às crianças e adolescentes, por isso ressaltamos a extrema importância da presença de todos vocês neste encontro.
As vítimas deste tipo de violência podem fazer sua denúncia através do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes e Conselho Tutelar.


Publicidade

Parceiros