Prefeitura inaugura reservatório no Jardim Anchieta e anuncia medida para combater o problema da água

assessoria 06/09/2018 - 22:02:41 Diversos

       O Prefeito Lucas Pocay inaugurou na tarde de terça-feira (04), no Jardim Anchieta, o novo reservatório da SAE (Superintendência de Água e Esgoto). Com capacidade para 1 milhão de litros de água. O dispositivo é capaz de abastecer uma população de até 20 mil pessoas. O reservatório é o primeiro de uma série de investimentos previstos para combater o problema da água em Ourinhos. Segundo o Prefeito Lucas, um equipamento está sendo adquirido para identificar e consertar vazamentos na rede de distribuição e assim pelo menos dobrar a capacidade de abastecimento de água.

         “Na questão da água em específico, o problema é antigo, mas precisamos ter com exatidão o quanto perdemos na distribuição. A SAE faz a captação, as adutoras distribuem nas residências, mas estima-se que a perda seja de 60%. O que estaria chegando nas casas das pessoas é apenas 40% da capacidade. Precisamos ter o número exato disso. Por isso estamos fazendo a compra dos macromedidores. Com isso faremos a contratação de empresa especializada para recuperar as adutoras. Se recuperarmos pelo menos 30% dos vazamentos, vamos dobrar a capacidade de distribuição e água na cidade”, explica Lucas.

Continua depois da Publicidade

         Segundo o Prefeito, após sanar os vazamentos e avaliar com precisão como ficará o abastecimento de água em Ourinhos, uma segunda etapa é planejar a necessidade da construção de mais poços profundos ou ampliação da estação de tratamento de água, ou ainda novos reservatórios de grande quantidade de armazenamento.

         O Superintendente da SAE, Marcelo Piris informou, que o reservatório do Jardim Anchieta foi executado para abastecer 17% da cidade em um horizonte de 30 anos. No entanto, apesar de Ourinhos possuir capacidade de reservação para um futuro longo, problemas herdados do passado, impedem um abastecimento eficiente.

         “Mas porque temos problemas tão graves? O sistema de Ourinhos foi projetado em 1960 e foram pequenas as intervenções de lá pra cá, por isso os problemas. Temos um Plano Diretor de Água de 2010 que foi executado em parte. Agora tenho obrigação de resolver o problema, espero conseguir, porque tenho todo o apoio do Prefeito Lucas e me considero muito capaz. Esse reservatório já está em operação desde abril de 2017 e essa região do Anchieta não falta água. É isso que queremos fazer na cidade toda”, declara Marcelo.

         A vereadora Raquel Spada participou da inauguração do reservatório e lembrou das ações realizadas pela gestão do prefeito Lucas em todos os setores.

         “O reservatório é mais uma conquista para Ourinhos que está prestes a fazer 100 anos. Estamos empenhados a fazer uma Ourinhos melhor porque estamos fazendo parte da história, com pessoas comprometidas com a população, que trabalham para fazer a diferença e fazer da gestão Lucas, uma gestão cheia de conquistas. Só assim vamos construir uma cidade melhor em todas as áreas, desde a infraestrutura, iluminação, assistência social, saúde, até educação, caminhando com muita dignidade rumo aos 100 anos”, diz.  

Publicidade

Parceiros