BELKIS RECEBE ALUNOS DA ROBÓTICA QUE REPRESENTARÃO OURINHOS EM TORNEIO REGIONAL

Prefeitura M. de Ourinhos 25/11/2013 - 14:57:40 Cidade

Na manhã desta segunda-feira, 23, a prefeita Belkis Fernandes, junto com a secretária municipal de educação Maria Tereza Paschoal, recebeu equipes de Robótica da Rede Municipal de Ensino.
As equipes Robônello e Mixbô são formadas por alunos de 12 a 14 anos de idade das escolas: EMEF Profª Adelaide Pedroso Racanello, EMEF Profª Jandira Lacerda Zanoni e EMEF Profª Amelia Abujamra Maron. Também estiveram presentes na reunião Alexandra Fogaça Carlos, a diretora da EMEF Amélia e a técnica de ambas equipes a Profª Cristiane Grava Gomes.
A prefeita parabenizou os alunos pelos projetos e por representarem a cidade nas competições estaduais e nacionais. “A robótica da rede municipal é um orgulho para a cidade. Vocês tão jovens já desenvolvem projetos tão bem elaborados e de grande utilidade para a sociedade”, destacou Belkis.
Na oportunidade, os alunos apresentaram para a prefeita dois projetos inéditos que serão apresentados em uma competição de robótica regional disputada em Presidente Epitácio. Ambos os projetos foram desenvolvidos a fim de minimizar impactos de catástrofes naturais.

Projetos

O primeiro projeto apresentado foi um ponto de ônibus inovador, que esteja ao alcance de todos e que proteja a população em situações de chuvas torrenciais. Os alunos explicaram que o ponto teria telha alveolar, que reduz calor no ambiente, porta blindex com vidro fumê e telescópica.
Dentro do ponto teria um cobrador, a fim de agilizar o serviço, um climatizador, vagas para pessoas com deficiência e leitura em braile para deficientes visuais. O objetivo dos alunos seria a implantação do projeto piloto no ponto de ônibus Av. Dr. Altino Arantes, próximo a Caixa Econômica Federal.
Este projeto visa proporcionar mais um local seguro para pessoas desabrigadas em situações de chuva com raios. Esta estrutura oferece segurança mais proteção do que os atuais pontos de ônibus.
O segundo projeto é um cartão, intransferível, o qual conteria informações pessoais como RG, nome, data de nascimento e tipo sanguíneo. Este projeto teria utilidade para encontrar e identificar pessoas em casos de acidentes e soterramentos.
Em casos de desabamento, deslizamento de terra, o cartão contém um chip que emite um sinal ultrassônico para central que seria o Corpo Bombeiro. Desta forma estabeleceria uma comunicação, por meio de sinais ultrassônicos, entre o resgate e a pessoa soterrada.
Este cartão facilitaria a ação do corpo de bombeiros e defesa civil, pois identificaria a distância métrica exata e local do desabamento que a pessoa se encontra.
Para o desenvolvimento de ambos os projetos os alunos entraram em contato com profissionais do Corpo de Bombeiros, CPFL, da Unesp de Bauru e da Defesa Civil.


Publicidade

Parceiros