Artesãs do Projeto Arte na Praça participam do curso de trançado em taboa

Prefeitura M. de Ourinhos 19/02/2015 - 18:46:17 Cidade

 Professora é referência no tema e possui certificado do IBAMA para trabalhar com a planta  

A Prefeitura de Ourinhos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o PROAC/COPERSUCAR está dando a oportunidade as artesãs do Projeto Arte na Praça de participar do curso de trançado em taboa, ministrado pela artesã Cleide Toledo –SP.

Continua depois da Publicidade

Na área há cerca de 30 anos, Cleide possui permissão do IBAMA para trabalhar com a planta e participa de diversos eventos ecológicos.

“Eu realizo esse trabalho há 30 anos, mas quem desenvolveu essa técnica foi o meu esposo e logo após a sua morte fui obrigada a aprender o trançado e dei continuidade a esse trabalho e muitos outros. Gosto de deixar claro o meu respeito pela natureza e a minha permissão para trabalhar com a taboa, pois é uma planta típica de brejos, mas ao contrário do que muitos pensam, ela não é arrancada e sim podada para que brote ainda mais forte”, explicou a Artesã.

Além de participar de diversas feiras de exposições, Cleide Toledo tem um livro contando a sua história e a história do trançado, diversos eventos em seu currículo e ainda participações em programas de TV. A artesã é conhecida ainda por desenvolver trabalhos para artistas, como Ana Maria Braga, Zezé de Camargo, Adriane Galisteu, entre outros.

“Amo o que eu faço e por isso estou aqui ministrando esse curso para essas 16 alunas. Recebi o convite do Fundo Social e mais que depressa aceitei, pois é preciso passar o conhecimento ao próximo e permitir que a classe das artesãs cresça e inove cada vez mais”, finalizou Cleide Toledo.

         A aluna Ana Maria de Melo registra a sua satisfação em ter a  oportunidade de participar de um curso como esse. “Para mim é muito gratificante fazer parte dessa turma, pois a Cleide é referência no artesanato em taboa e a prova de que tudo é possível com muita determinação e força de vontade. O artesanato pra mim é um hobby e com essa nova técnica eu pretendo inovar os meus trabalhos”.

O curso que possui uma carga horária de 48 horas é tido pela presidente do fundo social de solidariedade Fátima Perino, como uma oportunidade às artesãs do Projeto Arte na Praça de inovar as suas exposições. “Essa é uma excelente oportunidade para as nossas artesãs renovar os seus trabalhos e expor novidades durante o Projeto. Sem dúvidas é mais uma alternativa para o aumento das vendas e consequentemente da renda de cada uma delas, utilizando um material gratuito que a própria natureza oferece”.

Publicidade

Parceiros