PREFEITURA PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

Prefeitura M. de Ourinhos 31/05/2012 - 13:01:51 Cidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inserida num contexto atual de debates voltados à oferta de uma educação que garanta o direito das crianças à infância, deu início no último mês de abril, com apoio do Prefeito Toshio Misato, ao Curso de Formação “Educação Infantil – Concepção, Pesquisa e Prática” voltado para os professores de Educação Infantil da Rede Municipal, que se estenderá até o mês de outubro.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, “a Secretaria investe na formação continuada de seus profissionais a fim de aprimorar o conhecimento, com objetivo de promover a melhoria da oferta educacional, atendendo prioridade estabelecida pelo Prefeito Toshio Misato de garantir um ensino público de qualidade em nosso município”.

O Curso
Distribuído em 10 encontros de quatro horas cada, totalizando 40 horas de estudos e práticas, o curso é oferecido, no CREF (Centro de Referência do Ensino Fundamental) aos professores interessados em conhecer as atuais concepções de criança, infância e educação, bem como o papel do educador e da instituição de educação infantil na promoção de práticas intencionalmente organizadas para o desenvolvimento da inteligência e a formação da personalidade da criança.
Sob orientação da Prof.ª Drª Suely Amaral Mello, Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, os professores inscritos fazem leitura e discussão de textos, observação de crianças em situações de interação na escola e registro em portfólios. Essas reflexões e registros das práticas pedagógicas constituem etapas para o desenvolvimento de pesquisas que serão apresentadas aos demais professores da Rede Municipal de Ensino em outubro, com a realização do II Seminário de Práticas Pedagógicas.
Segundo Suely, “o objetivo principal desse curso é fazer com que o professor torne-se um pesquisador, um observador de sua prática, que desenvolva o hábito da leitura para ampliação de seus conhecimentos, que discuta e reflita sobre sua própria prática, que troque informações e que ensine a criança a pensar numa perspectiva de abrir horizontes e formar os melhores traços da inteligência e da personalidade”.

Temas abordados
Os temas discutidos versam sobre como a teoria histórico-cultural muda o olhar sobre o papel da educação, como a criança constrói sua individualidade e torna-se humana, como a posição que a criança ocupa nas relações estabelecidas na escola e em suas famílias determinam seu desenvolvimento, porque o brincar constitui-se principal atividade da criança da educação infantil, como a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento infantil, como a organização dos tempos e espaços influem na aprendizagem, como o acesso à cultura mais elaborada e à livre expressão através das diferentes linguagens aprimoram a condição humana.
Portanto, afirmar a educação e o ensino como essencial ao desenvolvimento infantil é defender, na educação infantil, uma pedagogia que considere a especificidade do processo de humanização e para tanto a formação de um perfil pesquisador do professor faz-se necessário.

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