Ourinhos investe na inclusão social e torna município referência na região

Fabiane Minucci 16/05/2021 - 19:01:14 Esportes

Uma gestão de todos. É desta forma que o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, tem governado o município nos últimos quatro anos e meio. Um dos exemplos claros é a transformação que a cidade vive na área da inclusão, que está presente em diversos setores da administração, proporcionando oportunidade e igualdade social a todos.

Desde 2017 a inclusão social e a acessibilidade em Ourinhos se tornaram mais presente no cotidiano das pessoas com deficiência. Do esporte à cultura, passando pela educação e comércio, e até na infraestrutura urbana e assistência social, há sempre um projeto sendo desenvolvido ou que se tornou permanente.

Continua depois da Publicidade

No Esporte, o calendário esportivo do município ganhou diversos eventos, como o Dia do Esporte Inclusivo, que reúne alunos das entidades assistenciais para atividades esportivas entre atletas paralímpicos.

A delegação paralímpica de Ourinhos foi destaque no último Jogos Regionais de Assis, conquistando 33 medalhas. O município promoveu ainda Torneio de Futebol de Amputados e participa do Campeonato Brasileiro de Amputados.
 

Na cultura, a reforma do Teatro Municipal Miguel Cury atende a legislação de acessibilidade. A cidade também promoveu o 1º Encontro da Cultura Surda.

No setor de infraestrutura e serviços, veículos antigos que não possuíam adaptações para os deficientes físicos foram substituídos e agora estão em acordo legislação de acessibilidade.

Em um projeto voltado para recuperação das praças da cidade, o município também tem atendido a legislação implementando rampas e demarcações nas esquinas das praças que ainda não possuem adaptações.

No comércio, uma lei implantada pelo prefeito Lucas Pocay exige a realização de cursos gratuitos de libras aos trabalhadores para que possam atender os surdos.

Na área de Assistência Social, uma parceria entre a Prefeitura de Ourinhos e AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico) permitiu desenvolver o projeto de equoterapia, oferecendo a oportunidade de adquirir mais autonomia e desenvolvimento psicomotor através das aulas de equitação.

Outras ações garantem o acesso de pessoas com deficiência de baixa renda ao Benefício De Prestação Continuada e apoio e suporte ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para orientações de defesa de direitos.

Ourinhos é considerado um dos municípios mais bem preparados e equipados para o atendimento de crianças portadoras de deficiências. A educação especial atende 212 estudantes, sendo 26 alunos nas Emeis e 186 nas Emefs. Para oferecer o atendimento especializado, o município mantém equipe de 18 psicopedagogos, 134 professores de educação especial para atendimento individualizado e 10 estagiários. As aulas são ministradas em 14 salas de recursos multifuncionais.
 

 

Publicidade

Parceiros