NEI JD. JOSEFINA PROMOVE ATIVIDADES QUE ESTIMULAM BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está implantando nos Núcleos de Educação Infantil (NEI's), atividades que visam priorizar as diversas linguagens das crianças, entre elas o brincar, que é considerada a atividade principal da criança nesta fase da infância, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Um exemplo disto está sendo realizado no NEI Jardim Josefina, com o desenvolvimento de atividades que priorizam o brincar, como o faz de conta, que tem como objetivo atingir alguns objetivos tais como: conquistar autonomia de forma progressiva em relação a si próprio, aos outros e aos objetos, desenvolver a identidade, reconhecer limites e capacidades, ter prazer e divertir-se com a vida coletiva na escola, desenvolver a oralidade e a sociabilidade. Segundo o Secretário de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, quando brincam, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, linguísticas e sociais. Além disso, também se apropriam do conhecimento do mundo adulto, usam e desenvolvem habilidades linguísticas, transformam diferentes aspectos do mundo adulto de várias formas e lideram com novas informações e pessoas em sua rotina.
A importância das brincadeiras
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, o brincar dá a criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstroi o cenário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz. Na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas, a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Nesse processo é preciso considerar que as crianças aprendem coisas que lhes são muito significativas quando interagem com companheiros da infância, e que são diversas as coisas que elas se apropriam no contato com os adultos ou com as crianças já mais velhas. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, são construídas as culturas infantis.